quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Onde posso Estudar Koans no Brasil?

A reposta é muito simples. - Não pode. 


Porque não temos professores que ensinam nesse estilo residindo no Brasil. Então quem quiser estudar koans terá que ir para fora do país, como tenho feito há alguns anos.
O estudo dos koans na Escola Kwan Um  só é possível através de um mestre autorizado a ensinar koans.

Quando as pessoas me procuram para saber como estudar koans elas descobrem que eu sendo uma aluna e não uma Mestra não posso ensinar  koans. Posso falar sobre o que li mas não posso "bater koans" com as pessoas porque só um mestre que recebeu a Inka e passou pelo treinamento de entrevistas com koans pode faze-lo. Isso pode ser frustrante, a primeira vista, mas é assim que funciona. Faz parte de um processo. não há como pular etapas.
Até para pular corda precisa um certa preparação senão você se enrola e pode se machucar.
 Mas essas pessoas, ao saberem que não será facíl ter acesso aos koans, nunca mais fazem contato.Não que eles sejam secretos. São públicos e estão disponíveis na internet.



Mestre Zen Seung Sahn em entrevista de Koans


Sugiro as pessoas que inciem-se na pratica fazendo as demais atividades: meditação sentada, cantos, prostrações, pois é importante estar praticando formalmente para depois ter a experiência com os koans. 

A pratica não é só "bater koans" nessa Escola. Os koans são apenas parte do processo. São uma ferramenta para trainamento assim como o zazen, os cantos e as prostrações. Todos esses elementos fazem parte da pratica e não se deve dar maior peso a um em detrimento do outro. Assim como a presença ou não de koans na pratica não deveria ser um obstáculo para alguém querer iniciar-se nessa pratica. A pratica formal é importante para dar estabilidade a mente e chegar na frente do mestre para bater koans com ele com firmeza e comprometimento. Bater koans não é uma brincadeira, mas também não precisa levar tão a sério. É como tornar-se um bobo sem sê-lo. A mente que "não sabe" é que bate koans e não a mente racional. Com a mente racional você pode fazer todas as outras coisas do dia a dia menos responder koans.

Quando o professor percebe que há um entusiasmo exagerado em alguma das praticas ele vai puxar o seu tapete para que você volte a realidade de uma pratica equilibrada. 

4 comentários:

  1. Já li alguns livros sobre Zen (dois do Alan Watts, por exemplo, entre outros) e vários textos pela internet. Koans parecem ser fascinantes, mas ainda não os entendo completamente justamente pela ausência da mente racional na resolução desses dilemas. Minha raiz ocidental acho que ainda não me permite ver as coisas fora das molduras da razão. rs Existe algum texto ou livro específico bom para ter uma noção melhor sobre koan ou é algo que só a prática mesmo pode nos dar essa experiência, assim como o zazen?

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe!

    Como eu escrevi no texto, saber sobre koans não ajuda a resolvê-los. Tampouco ler livros. Eles precisam ser vivenciados na pratica. Mas o texto com a coletanea de koans vc. encontra na pagina da Escola Zen Kwan Um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É>..depois de ter comentado eu localizei esse post :)

      Bom, e a prática dos koans só é possível com a orientação de um mestre né...?

      Excluir
  3. Felipe, parece-me que sim. Se vc. souber de outra forma me avise :-)
    Se tem interesse nos kaons o melhor caminho é fazer um retiro na Escola dos Koans. Veja no minha página onde tem retiros da Kwan Um.

    ResponderExcluir